sábado, abril 20, 2024
No menu items!
Google search engine
HomeSEGURANÇA PUBLICAApenas um toque de dedo é suficiente para lidar com os desafios...

Apenas um toque de dedo é suficiente para lidar com os desafios de acesso e segurança do mundo real

Google search engine

Por: Vinícius Ferreira*

A tecnologia de impressão digital é um método já consolidado e comprovado para autenticar usuários em uma ampla variedade de indústrias, aplicações e ambientes.

A escolha da tecnologia de impressão digital adequada depende de vários fatores cruciais, como o nível de segurança e precisão necessários no momento da verificação, as funções e características necessárias, bem como a facilidade de uso para alcançar a adoção dos usuários e sua produtividade no ambiente de implementação.

A crescente aceitação das tecnologias biométricas devido à sua acessibilidade e fácil utilização impulsiona o crescimento desse mercado na América Latina, onde se espera um crescimento anual composto de cerca de 12,30% entre os anos de 2023 e 2028. O aumento das transações online, a preocupação com atividades fraudulentas e o aumento dos gastos governamentais em segurança são os fatores impulsionadores dessa indústria na região.

O Brasil, por exemplo, enfrenta 2,8 mil tentativas de fraudes financeiras a cada minuto; então não é à toda que a biometria emerge como uma das principais maneiras de assegurar a segurança das transações online. Ao contrário de senhas e outros métodos de autenticação, a biometria representa uma forma única de verificação, restrita à execução pelo próprio usuário.

Por que escolher as impressões digitais?
A impressão digital é um dos métodos de autenticação biométrica mais utilizados devido à sua rapidez, facilidade de uso, alto nível de precisão e excelente relação custo-benefício.

As impressões digitais possuem qualidades únicas que as tornam valiosas para diversas aplicações. Em primeiro lugar, são universais, o que significa que quase todas as pessoas as possuem. Em segundo lugar, cada impressão digital é única e diferente das outras, tornando-a um excelente identificador individual. Além disso, são bastante estáveis e permanentes, geralmente mantendo-se consistentes ao longo do tempo. Também são facilmente obtidas, podendo ser capturadas, medidas e processadas sem grandes complicações.

As impressões digitais também são resistentes, o que significa que podem ser protegidas contra abusos, uso indevido, roubo, imitação e falsificação. Em combinação com as técnicas de reconhecimento apropriadas, elas oferecem um alto nível de eficácia, precisão, rapidez, escalabilidade e facilidade de uso em diversas aplicações. Além disso, são amplamente aceitas pelos usuários e possuem a taxa mais alta de adoção na indústria de autenticação biométrica, segundo relatórios do setor.

Os três componentes dos sistemas biométricos de impressões digitais
Um sistema biométrico de impressões digitais é composto por vários elementos que trabalham em conjunto para fornecer uma solução eficaz.

O procedimento começa com o sensor de impressão digital, projetado especificamente para capturar e realizar um processamento preliminar dos dados. Em seguida, um algoritmo biométrico é usado para extrair detalhes das minúcias da impressão digital, que incluem características específicas das pontas dos dedos, as quais podem se apresentar como bifurcações ou finais de uma crista, entre outras.

Durante a captura da impressão digital, é possível implementar uma técnica de detecção de tentativas de falsificação (PAD, em inglês) para verificar sua autenticidade, garantindo que a impressão digital venha de um dedo vivo e não de imitações feitas com materiais como látex ou argila.

Se as condições de autenticidade preestabelecidas forem atendidas, os dados coletados e processados da impressão digital são armazenados de forma segura em um registro chamado “modelo” dentro de um enclave de armazenamento protegido por técnicas de criptografia.

Se for necessário realizar uma operação de verificação, a impressão digital é submetida a uma nova avaliação e o modelo correspondente é recuperado do armazenamento seguro para realizar este procedimento.

A seguir, destacamos três fatores fundamentais a serem considerados para diferenciar entre um sistema biométrico de autenticação ótimo e um de baixo desempenho:

• A eficácia da captura com vários tipos de dedos, tons de pele e condições de impressão em diferentes ambientes, incluindo variações de temperatura, umidade, iluminação, presença de óleos na superfície, poeira ou sujeira.
• A capacidade do sistema para identificar e rejeitar tentativas de falsificação com dedos falsos.
• A precisão do sistema ao comparar as impressões digitais apresentadas para identificar precisamente os usuários legítimos e rejeitar aqueles que não são.

Considerações fundamentais para selecionar a tecnologia de impressão digital apropriada
As considerações e requisitos recomendados para selecionar a tecnologia de impressão digital se concentram em encontrar um equilíbrio entre o custo total de propriedade, a segurança, a adequação ao ambiente e às necessidades da organização, bem como a funcionalidade e facilidade de uso.

Considerações de segurança

• A indústria onde a tecnologia de impressão digital será usada está sujeita a regulamentações rigorosas, como acontece, por exemplo, nos serviços financeiros, de saúde, entidades governamentais ou organismos de segurança?
• São necessárias especificações avançadas para captura e autenticação biométrica?
• É necessário garantir a inviolabilidade das impressões digitais e prevenir sua falsificação?
• As medidas de segurança devem ser implementadas nos pontos finais para preservar a integridade das redes, sistemas e dados protegidos pelo firewall em caso de violação do dispositivo de impressão digital?

Considerações sobre adequação ao ambiente

• A tecnologia será integrada a dispositivos que exigem baixo consumo de energia, funcionamento com bateria e portabilidade?
• A tecnologia precisa se adaptar a espaços reduzidos ou ser usada em condições ou ambientes difíceis, seja em ambientes internos ou externos?
• A capacidade de resistir a condições climáticas e de iluminação imprevisíveis é um fator importante?
• Onde a tecnologia será usada: em implementações onde seu funcionamento é essencial para o sucesso de uma operação, como controle de fronteiras, ou em usos comerciais mais comuns?

Considerações sobre funcionalidade e facilidade de uso

• A tecnologia realiza de maneira simples e consistente a captura e comparação de impressões digitais?
• É necessário que a tecnologia processe grandes volumes de capturas e comparações de impressões digitais?
• A comparação é rápida e precisa, permitindo que os usuários sejam produtivos em vez de causar desconforto devido a dificuldades

Em resumo, a tecnologia de impressões digitais emerge como uma solução confiável e versátil para uma ampla gama de setores, impulsionando a segurança, a eficiência e a comodidade no mundo moderno. Com a capacidade de oferecer segurança avançada, precisão e facilidade de uso, as impressões digitais representam não apenas uma opção viável, mas uma escolha estratégica para indústrias diversas na América Latina e ao redor do mundo. A contínua evolução e aprimoramento dessas tecnologias biométricas tendem a reforçar sua presença e relevância em cenários onde a autenticação segura e a proteção de dados são prioridades essenciais para as organizações e governos.

*Vinícius Ferreira é um engenheiro de controle e automação, com um MBA em Negócios, Inovação e Gestão do Empreendedorismo. Seu foco tem sido a melhoria da experiência do cliente, integrando tecnologias de última geração para indústrias como bancos, varejo, hotéis, saúde, transporte e governo. Atualmente, ele apoia soluções de autenticação segura, utilizando o reconhecimento facial e leitores de impressões digitais e RFID na América Latina.

Source link

Google search engine
RELATED ARTICLES

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

- Advertisment -
Google search engine

Most Popular

Recent Comments