terça-feira, fevereiro 20, 2024
No menu items!
Google search engine
HomeRENDA RECORRENTECidadania digital é tema de evento online da Safernet e Embaixada do...

Cidadania digital é tema de evento online da Safernet e Embaixada do Reino Unido

Google search engine

Cidadania digital também se aprende na escola. Com essa premissa, a Safernet, Organização Não Governamental que atua na promoção dos direitos humanos na internet, e a Embaixada do Reino Unido no Brasil promoveram o seminário online “Educação que transforma: políticas públicas e formação para a cidadania digital”, que discutiu como a educação para o uso seguro e consciente da internet traz benefícios não apenas a quem recebe essa formação nas escolas, mas para toda a sociedade.

 

Cidadania Digital

 

E a causa é urgente: segundo dados da Central Nacional de Denúncias de Crimes Cibernéticos, o número de novas denúncias com imagens de abusos e exploração sexual infantil aumentou quase 79% nos primeiros dez meses de 2023, em comparação com o mesmo período de 2022. “Ciberbullying, exposição de conteúdos íntimos e golpes online são os pedidos de ajuda mais recebidos pela Safernet. As redes de ensino e as escolas precisam receber apoio para que a competência geral da Base Nacional Comum Curricular que trabalha a cultura digital e o uso consciente e seguro das tecnologias seja uma realidade na sala de aula”, destaca explica Thiago Tavares, presidente da Safernet Brasil.

Estudos

Entidade já realiza atividades presenciais, híbridas e online com instituições de ensino por meio do Programa Cidadão Digital. Desde 2020, a ação já impactou mais de 177 mil estudantes em mais de 600 instituições de ensino e 70 mil educadores.

Para fomentar ainda mais estudos e boas práticas do uso das tecnologias digitais, a ONG lançou em 2023 o projeto Disciplina de Cidadania Digital, que beneficia11 mil estudantes de ensino fundamental e médio, de 151 escolas em 12 estados e 116 municípios brasileiros. Está disponível um curso EAD a professores para que apliquem esse conceito nas aulas.“O projeto conjunto da Safernet e do governo do Reino Unido integra o Programa de Acesso Digital, uma iniciativa britânica implementada em vários países do mundo”, informa nota da organização.

“O uso seguro e consciente da internet é fundamental, principalmente pelo grande aumento de uso por crianças e adolescentes. Nossa parceria tem se mostrado importante para que esse uso seja parte da educação dos adolescentes, contribuindo para um ambiente online mais seguro”, frisa Melanie Hopkins, vice-embaixadora do Reino Unido no Brasil.

A íntegra da transmissão online pode ser acessa neste link.

Foto: divulgação Safernet



Source link

Google search engine
RELATED ARTICLES

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

- Advertisment -
Google search engine

Most Popular

Recent Comments