terça-feira, fevereiro 20, 2024
No menu items!
Google search engine
HomeRENDA RECORRENTEJustiça criminal foi tema de debate em audiência pública no Senado –...

Justiça criminal foi tema de debate em audiência pública no Senado – Security Brasil

A Comissão de Segurança Pública (CSP) do Senado fez em agosto uma audiência pública para subsidiar a avaliação sobre a atuação da justiça criminal entre os anos de 2017 e 2022. Requerida pelo presidente da CSP (REQ 9/2023), senador Sérgio Petecão (PSD-AC), a audiência objetivou debater se a Justiça tem cumprido seu papel de defesa e preservação de direitos fundamentais, com celeridade e observando o princípio da eficiência.

Foram convidados ao debate representantes de defensorias públicas, de secretarias de segurança, do Ministério Público e de associações de delegados. Para Lúcia Helena Barros de Oliveira, coordenadora da comissão de política criminal da Associação Nacional das Defensoras e Defensores Públicos (Anadep), houve muitos avanços do âmbito da justiça penal nos últimos anos, como a promoção da audiência de custódia, mas que há ainda muito a ser feito a favor de pessoas em situação de vulnerabilidade.

 

Justiça criminal

 

“O Brasil ocupa a terceira posição no mundo de população carcerária, com 800 mil presos. Se fazermos um aprofundamento, a maioria dessa população carcerária é de pessoas negras. Temos que fazer muitas reflexões sobre o nosso sistema carcerário, não apenas o legislativo, mas também todas as esferas envolvidas precisam também refletir para mudar esse cenário, especialmente quando aos provisórios, que são 40% dessa fatia (200 mil)”, comentou Oliveira em sua participação.

A íntegra do evento pode ser acessada por este link

Foto: Reprodução



Source link

RELATED ARTICLES

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

- Advertisment -
Google search engine

Most Popular

Recent Comments