terça-feira, fevereiro 20, 2024
No menu items!
Google search engine
HomeRENDA RECORRENTEPará discute Lei Estadual de Segurança Digital

Pará discute Lei Estadual de Segurança Digital

A Assembleia Legislativa do Pará (Alepa) foi palco da discussão do Projeto de Lei que institui a Campanha Estadual de Conscientização sobre a Segurança Digital, com o foco em fomentar o uso seguro e responsável da tecnologia.

O deputado Wescley Tomaz (AVANTE) apresentou na Alepa o texto que tem entre os pontos, a análise do impacto da tecnologia nas atividades cotidianas e o aprendizado do conceito de cybercidadania, além da conscientização sobre os riscos nos ambientes digitais e o vazamento de dados pessoais.

A atenção para a segurança digital está cada vez mais latente entre organismos públicos e privados. Para que as práticas de segurança sejam bem aplicadas, algumas etapas podem ser executadas, tal como criar processos de atualizações para softwares e sistemas, definir políticas de segurança, não permitir a utilização de programas pirateados ou não confiáveis, monitorar a infraestrutura; treinar os profissionais com boas práticas de segurança da informação e monitorar frequentemente e-mails, documentos, nuvem e demais informações.

 

Lei estadual

 

Na proposta a ser estudada na Assembleia Legislativa do Pará está a veiculação de anúncios nos meios de comunicação, cartazes e distribuição de cartilhas nos estabelecimentos públicos e privados, além de palestras e audiências públicas sobre o tema.

“Vivemos em uma era em que a internet e a tecnologia digital desempenham um papel central em nossas vidas. A democratização do acesso à informação e comunicação trouxe inúmeros benefícios, mas também expôs a sociedade a novos desafios, especialmente no que diz respeito à segurança digital. Com um número crescente de usuários, é essencial enfrentar os riscos associados ao uso indiscriminado”, disse o deputado durante a audiência, ocorrida em novembro passado.

 

Foto: Celso Lobo (AID/Alepa)



Source link

RELATED ARTICLES

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

- Advertisment -
Google search engine

Most Popular

Recent Comments