terça-feira, fevereiro 20, 2024
No menu items!
Google search engine
HomeRENDA RECORRENTEReforço em tecnologia auxilia no combate a fraudes de identidade – Security...

Reforço em tecnologia auxilia no combate a fraudes de identidade – Security Brasil

Antes, era preciso ir a uma agência bancária, mostrar um documento de identificação com foto, conta de água ou luz (alguns bancos pediam comprovação de renda) para abrir uma conta bancária. Hoje, em poucos passos, pela internet, eis que a conta está aberta e já rendendo.

Esse procedimento aparentemente simples é ainda alvo de muitos golpes, em especial a chamada fraude de identidade, tornando-se um desafio às fintechs. A especialização em inteligência de identidade, ou seja, o modo de coletar, analisar e interpretar informações sobre a identidade de uma pessoa, precisou se aperfeiçoar para que os prejuízos aos clientes e a essas instituições não sejam grandes.

E essa preocupação está presente em números: estudo da Serasa Experian revela que somente em novembro de 2022, os brasileiros sofreram 283.051 tentativas de fraude de identidade somente no mês de novembro, representando 1.315 tentativas por milhão de habitantes. De janeiro a novembro do ano passado, o país sofreu 3,6 milhões de tentativas de tal golpe,ou uma a cada oito segundos. Bancos e cartões (dois milhões),instituições financeiras (633 mil), serviços (589 mil), varejo (288 mil) e telefonia (86 mil) foram as áreas mais afetadas.

 

Prevenção

 

Guilherme Terrengui, head de novos negócios da Sumsub na América Latina e Ibéria, plataforma de verificação de ciclo completo, explica que as fintechs devem cumprir as leis que se referem a prevenção à lavagem de dinheiro, por serem comparáveis ​​às empresas financeiras tradicionais, mas usarem novos processos tecnológicos.“Além de fornecer funções empresariais automatizadas de mid e back-office, as fintechs utilizam tecnologias de ponta para esses fins”, frisa o executivo.

Funções tecnológicas como algoritmos, big data, Inteligência Artificial, aprendizado de máquina e análise de links para compensação, bem como atividades de conformidade regulatória são itens importantes que essas empresas precisam se atentar, assegurando os dados dos clientes.

A Sumsub lançou um guia para mostrar como evitar fraudes no segmento de fintechs e está disponível para consulta gratuita neste link (em inglês).

Foto: reprodução



Source link

RELATED ARTICLES

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

- Advertisment -
Google search engine

Most Popular

Recent Comments